sexta-feira, outubro 21, 2005

O Contador e o Administrador



Analise esses dois perfis sintetizados de profissionais (publicados na Internet).

Perfil do contador

"O bom contador hoje é aquele que conhece muito bem as necessidades gerenciais das empresas. Os empresários precisam de informações para bem administrar seus negócios. E a contabilidade é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo. O contador precisa ter em mente que o mais importante é contribuir para o processo de produção de riqueza. Depois, para sua distribuição, ou seja, na definição da parte que vai para os impostos e da que é distribuída aos acionistas. Infelizmente, no Brasil, muitas vezes, aplica-se a técnica exclusivamente para o controle fiscal. Isso é muito ruim e tem acontecido por culpa até dos profissionais, que passaram a vender serviços de contabilidade voltados exclusivamente para área de impostos. Uma das maiores razões para a quebra de empresas é a falha em outros tipos de controle, não menos importantes que o fiscal."
Perfil do Administrador

"A carreira de Administração apresenta uma peculiaridade em relação as demais profissões: assim como as relações econômicas, ela é dinâmica. Constantemente agrega novos campos de atuação ao seu escopo, assim, todo profissional em Administração recebe uma formação básica e uma complementação específica, garantindo-lhe uma visão global e uma ênfase em um campo particular: planejamento, finanças, comércio exterior, marketing, recursos humanos, informática, logística e administração pública.
O administrador necessita ter uma formação humanística e visão global (estar sempre em constante aperfeiçoamento e atualização) que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, procurando atingir os objetivos planejados, com êxito."
Vamos ampliar esse leque de discussão? Então opine traçando um paralelo, ou apontando semelhanças, diferenças, contradições (se houver) entre esses dois tipos de profissionais.

47 Comments:

At 5:13 PM, Anonymous Anônimo said...

O contador necessita de informação é importante quanto a contabilidade para um processo de produção e distribuição. E o administrador tem uma vantagem, por ter uma formação básica e poder escolher uma função especifica na área administrativa que abrange vários campos com uma só exigência o profissional tem que ter uma visão globalizada onde ambos tem o mesmo objetivo alcançar resultados.

 
At 7:39 PM, Anonymous Anônimo said...

O que mais me chama a atenção em administração é a visão global. um bom administrador tem boa visão ao meio social, político, econômico e cultural, atingindo seus objetivos com êxito.

 
At 9:47 PM, Anonymous Anônimo said...

gizeuma oliveira - contábil,I,noturno.

Eu concordo, pois o texto mostra o ponto fraco do profissional contábil e também do administrador.Porque o administrador não cobra do contádor as informações sobre patrimônio de sua empresa.Só procura o contádor quando vai abrir sua empresa, ou para calcular impostos e quando precisa de uma demonstráçaõ financéira para pegar empréstimo.
O contádor tem que valorizar a sua profissaõ e orientar o administrador sobre a importância do controle patrimonial.

 
At 9:51 PM, Anonymous Anônimo said...

o texto apresenta uma descrição de como deve ser um bom administrador e um bom contador.O administrador ele deve esta sempre atualizado, sempre ligado nas novidades para poder esta sempre melhorando para atingir suas metas,já o Contador ele tem que se preocupar mais com as contas e não com o geral.

 
At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said...

o texto é bom trata sobre o contador e o administrador, onde o contador tem a necessidade de adquirir informações tendo uma visão somente para as contas, já o administrador necessita ter uma visão mais globalizada, estando sempre atualizado para assim ter melhores resultados.

 
At 9:35 PM, Anonymous Anônimo said...

o texto apresenta uma descrição de como deve ser um bom administrador e um bom contador,onde o contador tem a necessidade de adquirir informações tendo uma visão somente para as contas, já o administrador necessita ter uma visão mais globalizada,e assim, ter melhores resultados.

 
At 9:54 PM, Anonymous Anônimo said...

A profissão de Administrador, tem suas vantagens em relação as demais áreas. todo administrador tem sua formação básica, podendo englobar ou enfatizar um outro campo de trabalho que mais lhe for melhor.
uma das melhores coisas que o administrador passa a ter é o fato de ter que está sempre se aperfeiçoando e atualizado, para poder melhor compreender o meio social, político, econômico e cultural, onde está enserido. Precisa tomar decisões em um mundo diversificado, procurando atingir com êxito o que foi planejado.

 
At 10:23 PM, Anonymous Anônimo said...

O Texto é muito bom,descreve como deve ser um bom administrador.Que o administrador prescisa ter uma visão glogal,estar sempre atualizado para compreender os meios e para ter exelentes resultados.

 
At 10:28 PM, Anonymous Anônimo said...

O breve texto que lemos a respeito "A carreira de Administração" apresenta uma relação muito humanista de como tem que ser o Administrador, pois para cada atividade profissional que você assume tem que se desenvolver o máximo possível, pois administrar é uma delas, temos que ter uma visão global e uma ênfase em campos diferentes de se organizar, o administrador tem que pensar em planejar, organizar, buscar financiamento se preciso, pensar em segurança na organização e se informatizar.
Uma frase que me chamou muito atenção foi que "O administrador necessita ter uma formação humanística e visão global" porque nós administradores temos que estar sempre em constante aperfeiçoamento e atualização de tudo e de todos os movimentos que acontecem ao decorrer de nossa vida e da nossa empresa, pois administrar não tem receita, temos que pesquisar e analizar tudo para se tomar uma decisão correta para o desenvolvimento de sua empresa, ter convívio social, cultural ser planejado em tudo, ter influencia em sua empresa são grandes características de um grande administrador. São com esses conceitos que temos pra se tornar um grande administrar, o lema é: Estudar, se informar, ser dinâmico, ter influência na estrutura, seguir o objetivo da empresa para um bom desenvolvimento, são coisas que o ADM. tem que ter, em uma carreira de bom ADM.

 
At 10:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Ser administrador nÃO é ficar parado no tempo, pelo contrário, é ser muito dinamico e eficaz.Todo administrador adquire uma formação básica e uma complementação especifica, garantindo-lhe visão global e conhecimento qualquer que seja o campo. O administrador tem que possuir uma formação humanística e global, buscando sempre está atualizado, para que compreenda o meio que vive e que possa tomar decisões e os mesmos sejam alcançados.

 
At 10:36 PM, Anonymous Anônimo said...

A carreira do administrador é muito importante no setor empresarial pois engloba quase todas as funções que uma empresa precisa para o seu futuro sucesso como planejamento, previsão que é um dos itens mais importantes do administrador pois tem que esta sempre informado com as mudanças globais.

 
At 9:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Jamile Rocha_Adm I_ noturno.
Bom,os textos retratam a realidade de um bom administador,Na minha visão,administra não tem uma receita de bolo, que contem os ingredientes certos para cada tipo. Muitos comerciantes sofrem para conseguir manter-se firme no comercio tão concorrido como os de hoje.
Mas, não é motivo para desistir, pelo contrario é preciso cada vez mas buscar conhecimento, tecnologia, e honestidade para sobressair no mercado de trabalho.
O texto e excelente para uma boa reflexão.
Bom Aproveitamento.

 
At 4:40 PM, Anonymous Anônimo said...

As duas profissões tem um elo de ligação ,pois,o administrador deve ter uma visão global esta sempre em constante aperfeiçoamento para administrar os negócios.Já o contador precisa conhecer as necessidades gerenciais da empresa,pois do seu trabalho depende as decisões tomadas pelo administrador

 
At 8:43 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto nos mostra que um bom contador não deve preocupar-se apenas com a área fiscal de uma empresa. O contador deverá auxiliar o empresário no gerenciamento do negócio, pois seu papel é ser o consultor do empresário e ajudá-lo na tomada de decisões e para isso ele precisa ter conhecimentos de finanças, economia, administração e investimentos.

 
At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu concordo com o texto, pois sabendo da importância que a contabilidade tem dentro de uma empresa, sendo ela responsável pelo controle geral do seu patrimônio, não cabe ao contador apenas fazer o controle fiscal da empresa, tanto eles quanto os administradores devem sempre ter uma visão global sobre os problemas da empresa e procurarem sempre solucioná-los ou ao menos amenizá-los. Os contadores de hoje, precisam estar sempre informados, para assim oferecerem um maior controle e orientação sobre a empresa para a qual trabalha.

 
At 9:42 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto toca em dois pontos relevantes a respeito dos dois profissionais, contador e administrador. O Contador deve ir além da tecnica de controle fiscal econhecer as necessidades gerenciais da empresa. Para contribuir com o processo de produção de riqueza. Dando suporte ao administrador. Este por sua vez deve ter uma formação mais humanística, que o ajude a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido. Desta forma os dois profissionais contribuirão melhor para o desenvolvimento social.

 
At 10:44 PM, Anonymous Anônimo said...

O administrador forma o processo administrativo, sendo essenciais a toda organização dinânmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar as operações de negócios. Qualquer que seja a organização o administrador têm um papel equivalente ao das leis nas ciências fisicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito. Enquanto a lei é demonstração de certos fenômenos que ocorrem sob determinadas condições, o princípio é uma proposição geral aplicável a determinados fenômenos para proporcionar efeitos da ação. é naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atrito com outras atividades úteis.

 
At 10:48 PM, Anonymous Anônimo said...

O administrador forma o processo administrativo, sendo essenciais a toda organização dinânmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar as operações de negócios. Qualquer que seja a organização o administrador têm um papel equivalente ao das leis nas ciências fisicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito. Enquanto a lei é demonstração de certos fenômenos que ocorrem sob determinadas condições, o princípio é uma proposição geral aplicável a determinados fenômenos para proporcionar efeitos da ação. é naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atrito com outras atividades úteis.

 
At 11:05 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto apresenta uma descrição de como deve ser um bom administrador e um bom contador,onde o contador tem a necessidade de adquirir informações tendo uma visão somente para as contas, já o administrador necessita ter uma visão mais humanista e global,e assim, ter melhores resultados para poder envolver no meio social, politico e cultural,o admimistrador garantindo-lhe uma ênfase em um campo particular de trabalho.

 
At 11:12 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto mostra que o administrador tem que ter um perfil, bastante conhecedor de atualizações. Pois ele tem em seu conhecimento uma visão global de empreedimentos, tendo uma base no planejamento, organização, finanças, comércio exterior e outros, . O administrador necessita está sempre atualizado para as coisas novas onde compreende o meio onde setá inserido e a tomar decisões, procurando atingir os seus objetivos com exatidão.

 
At 2:48 PM, Anonymous Anônimo said...

O serviço prestado por um contador é importantíssimo para qualquer empresa, é ele que vai cuidar da parte financeira com relaçaão aos impostos e ao controle fiscal para atingir os objetivos da empresa.
A profissão administrador é mais dinâmica com relação as demais, nos proporciona atuar em novos campos, o administrador tem uma formação básica e deve ter uma visão global e uma formação humanistica, deve estar em constante aperfeiçoamento para tomar decisões e atingir os objetivos planejados.

 
At 10:11 AM, Anonymous Anônimo said...

O texto nos apresenta as vantagens do curso de administração , pois ela engloba vários outros tópicos de áreas distintas. O administrador precisa ter uma visão ampla sobre áreas como contabilidade, recursos humanos dentre outros, o que vai diferenciar um administrador de outro é sua carga de conhecimentos e aplicabilidade no setor administrativo proporcionando maiores chances de sucesso.

 
At 10:17 AM, Anonymous Anônimo said...

A Administração não tem uma formula pronta, o administrador tem que estar sempre lapdando-se, para obter conhecimentos e estar sempre bem informado, para superar as dificuldades do meio social em que está inserido que irão ajuda-lo a superar as dificuldades do dia-a-dia. Portanto o administrador que não fecha os olhos para o mundo entende-se que o mundo não fecha os olhos para ele.

 
At 10:17 AM, Anonymous Anônimo said...

O texto é bastante interessante, pois fala que a área da administração tem uma formação que complementa uma visão mais ampla e dá destaque em planejamento,pois para que um objetivo tenha um sucesso,tem que haver o planejamento.Um bom administrador tem que ter uma visão global,com o meio social,político,econômico e cultural,e assim o objetivo vai ter êxito.

 
At 10:29 AM, Anonymous Anônimo said...

o texto é muito bom;relata sobre as funções do administrador,apesar de estar sempre ligado com todo setor empresarial,e tudo que uma empresa precisa para obter rendimentos e sucesso.Eles tem em seus conhecimentos uma visão global de empreendimentos tendo assim uma base ,organizacão,para obter êxito de acordo com o que foi planejado.

 
At 10:30 AM, Anonymous Anônimo said...

A Administração como qualquer outra profissão necessita de uma boa base para que o administrador tenha um bom planejamento, direção e controle dentro das organizações. O Administrador tem que estar sempre antenado sobre as novidades,e novas tecnologias da organizações, para que possa resolver problemas definir recursos,planejar investimentos e realizar diagnostico para cada organização.O Administrador tem que possuir habilidades, para que tenha sucesso no mundo tão concorrido.

 
At 10:33 AM, Anonymous Anônimo said...

CAROS COLEGAS,CONCORDO PLENAMENTE COM O TEXTO,POIS PUDE PERCEBER OS PONTOS FRACOS DOS ATUAIS ADMINISTRADORES,QUE É A FALTA DE CONSCIÊNCIA,DA VISÃO GLOBAL COM:ESTAR SEMPRE SE RECICLANDO E APERFEIÇOANDO.O ADMINISTRADOR TEM UMA VANTAGEM,TER UMA FORMAÇÃO,BÁSICA E PODER ESCOLHER UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA ADMINISTRATIVA.

 
At 1:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Caros leitores eu concordo com o texto pois descreve como deve ser um contador, pois é ele quem vai cuidar da parte financeira ao controle fical para atingir os objetivos da empresa

 
At 1:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Os dois tem que estar bem informados sobre o que acontece em relação a sua profissão, precisão de visão global, que compreendam o meio social, tomar decisões reponsáveis para ter um bom desempenho.Aluno:Shaymon uderman

 
At 1:47 PM, Anonymous Anônimo said...

O contador deve ter organização, se preocupando também em manter-se atualizado em áreas sujeitas a alterações mais freqüentes, tendo assim uma visão ampliada, com altos conhecimentos nos diversos campos que abrange a contabilidade.

 
At 2:12 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto relata o que vinha acontencendo pois o contador agia como mero registrador das entradas e saidas de mercadorias e também como orientador da parte fiscal. Sabemos que hoje as regras começam a mudar pois o contador e o administrador já sabem da importância de se trabalhar em conjunto, o contador passa a se preocupar com as informações do mercado e as inovações que o mesmo oferece em sua área. Se preocupam com a informatização pois os resultados na elaboração dos relatórios passam a ter velocidade maior e também oferece mais detalhes da informações. O contador e o administrador junto com o dona da empresa tem que fazer a diferença junto aos outros concorrentes.

 
At 2:26 PM, Anonymous Anônimo said...

No texto Perfil do contador, vejo a necessidade de uma maior importância, com relação a Administração, pois nela consiste orientar, dirigir e controlar, usando como parâmetro de controle a Contabilidade: econômica e financeira, ambas visando alcançar dentro da organização a eficácia e eficiência nas metas traçadas e nos objetivos a serem atingidos.
Portanto digo: que em Administração, vale o conhecimento em todas as áreas das Ciências, como : Administração, Contabilidade, Direito, Informática , sendo essa última, de fundamental importância para redução, dos custos e tempo, no desenvolvimento das tarefas. Vale salientar , que em uma organização, a administração envolve categorias diversificados de profissionais, que se interagem no interesse comum, visando o crescimento da Empresa, tanto quanto, em resultados benéficos que satisfaçam o que lhes é proposto.
Conclusão:
O perfil do Administrador, melhor se conceitua, dentro da organização, porque tem uma ampla visão de todos os segmentos a serem observados.

 
At 3:20 PM, Anonymous Anônimo said...

o texto é muito bom;relata sobre as funções do administrador,apesar de estar sempre ligado com todo setor empresarial,e tudo que uma empresa precisa para obter rendimentos e sucesso.Eles tem em seus conhecimentos uma visão global de empreendimentos tendo assim uma base ,organizacão,para obter êxito de acordo com o que foi planejado.

 
At 3:28 PM, Anonymous Anônimo said...

O serviço prestado por um contador é importatíssimo para qualquer empresa, é ele quem vai cuidar da parte financeira com relação aos impostos e ao controle fiscal para atingir os objetivos da mesma.
A profissão administrador é mais dinâmica com relação as demais, nos proporciona atuar em novos campos, o administrador tem uma formação básica e deve ter uma visão global e uma formação humanistica, deve estar em constante aperfeiçoamento para tomar decisões e atingir os objetivos planejados.

 
At 8:40 PM, Anonymous Anônimo said...

A administração hoje, abrange um espaço muito grande nos mercados e assim, vêem ampliando uma melhor visão para os grandes empresários. Obtendo com sucesso aquele empresário que busca solucionar os seus problemas, aplicando corretamente as teorias dentro das normas administrativas.
Sendo assim, com uma boa organização, planejamento, controle e direção, isso é administrar.
Cabe aos administradores conhece-las bem as teorias e aplicá-las em determinadas alternativas de acordo com cada situação. A lógica é, interpretar, acionar os objetivos organizacionais e transforma-los em ação.
O segredo dos resultados está em um bom trabalho.
Abraços e SUCESSO!!!!!!!!!!!!

 
At 8:42 PM, Anonymous Anônimo said...

O administrador é aquele que faz as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz, seja nas indústrias, comércio, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades ou em qualquer outra forma de empreendimento.
Qualquer que seja a posição ou o nível que oculpe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados.

 
At 8:58 PM, Anonymous Anônimo said...

0 administrador é aqule que faz as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz, seja nas indústrias, comércio, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades ou em qualquer outra forma de empreendimento.
Qualquer que seja a posição ou nível que oculpe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados.

 
At 10:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Perfil do Administrador

Um administrador dos tempos modernos não é um codificador de regras , tem que ser versátil e ter a capacidade de resolver situações baseados em métodos científicos, porém a depender da situação analisar criteriosamente e dá o seu parecer final.
Acima de tudo deve um senso critico e discernimento muito aguçado pois terá nas mãos o poder de decisão.tem que ser um bom comunicador e ter a capacidade de liderar, colocando-se sempre como exemplo na disciplina e organização, passando sempre com clareza aos seus subordinados que uma empresa bem sucedida é mérito também dos profissionais ali existente, assim eleva a auto-estima e estimula os profissionais produzirem mais. Um bom administrador tem que saber enxergar um todo, compreendendo que cada pessoa é um mundo e o desafio maior que lidar com as máquinas é gerenciar pessoas e conseguir faze-los entrarem na mesma sintonia.

 
At 10:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Na minha opiniâo, Um administrador acima de tudo deve ter a capacidade de liderar ser humano e um bom comunicador, além de saber controlar, planejar e avaliar.Ter o senso de justiça, visão de empreendedorismo, prevendo o crescimento da empresa. Mas, lembrando-se também do lado psicológico de cada um. Deve saber conquistar a confiança dos seus subordinados, dando-lhes o livre árbitrio e assim conquistar um clima de harmonia no seu ambiente de trabalho.

 
At 10:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Eliene Umbuzeiro Jatobá de Araújo
O Administrador, é muito importante pois retrata uns dos profissionais mais importante, na areira da administração, que requere mais conhecimentos e amplos, as necessidades de conhecimentos na empresariais, hoje ele procura estabelecer e conhecer fatos que podem produzir e trabalhar junto com á humanidade para conhecer, e garantir o bom desempenho com visão amplas e tecnologia mais a avancada.

 
At 4:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Os dois tem que estar bem informados sobre o que acontece em relaçaõ a sua profissão, precisam de uma visão global, que compreendam o meio social, precisam tomar decisões responsáveis para tee um bom desempenho.

 
At 9:45 AM, Anonymous Anônimo said...

Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje,a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas para, em conjunto alcançar os objetivos de maneira eficiente e eficaz.

 
At 9:53 AM, Anonymous Anônimo said...

Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamo hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.E a tarefa da administraçao é a de fazer as coisas por meio de pessoas para, em conjunto alcançar os objetivos de maneira eficiente e eficaz.

 
At 10:55 PM, Anonymous Anônimo said...

O breve texto que lemos a respeito "A carreira de Administração" apresenta uma relação muito humanista de como tem que ser o Administrador, pois para cada atividade profissional que você assume tem que se desenvolver o máximo possível, pois administrar é uma delas, temos que ter uma visão global e uma ênfase em campos diferentes de se organizar, o administrador tem que pensar em planejar, organizar, buscar financiamento se preciso, pensar em segurança na organização e se informatizar.

 
At 3:50 PM, Anonymous Luiz Carlos said...

Boa tarde!

Profº Osvaldo,

Não tenho comentário a fazer sobre o assunto, e sim duvidas comecei fazendo o curso de ADMINISTRAÇÃO e logo no 2º semestre mudei para CIÊNCIAS CONTÁBEIS, mais trabalho como administrador de uma empresa achei que optar por contábeis seria melhor me ajudaria mais na empresa ou não?

 
At 8:02 AM, Anonymous Anônimo said...

gostaria de saber qual a visao de um empreendedor e um administrador a respeito da informatica

 
At 3:34 PM, Anonymous Gerlany said...

Gostaria de saber qual sua opinião de um administrador com pós em contabilidade.

 

Postar um comentário

<< Home