sexta-feira, outubro 21, 2005

Fim dos fios?

Uma matéria bastante interessante me chamou a atenção numa dessas idas e vindas pela Net, confira:

Periférico sem fios reduz bagunça no PC
BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

A parte traseira de um computador comum é uma verdadeira selva de cabos, mas é possível eliminar parte da bagunça com periféricos sem fio, como teclado e mouse. Sua instalação é simples, pois os aparelhos já vêm com receptor próprio, que geralmente é conectado ao micro por meio de uma porta USB.Atualmente, a grande maioria dos periféricos sem fio utiliza transmissão via ondas de rádio (radiofreqüência, ou simplesmente RF), ou seja, eles não precisam estar diretamente em frente ao micro e geralmente o sinal consegue atravessar uma parede. Modelos mais caros adotam o sistema de transmissão Bluetooth, que tecnologicamente é similar.Nos dois casos, a velocidade de transmissão de dados e o alcance são menores do que com o Wi-Fi.Existem periféricos que adotam o sistema Wi-Fi, mas eles são raros. Um dos mais interessantes é o tocador portátil Aireo 2 (www.soniqcast.com).Para encher com músicas os 20 Gbytes de capacidade do aparelho, basta que ele esteja próximo do computador: o Aireo dispensa o tradicional cabo USB.Além disso, Nikon e Kodak já desenvolveram câmeras fotográficas digitais dotadas de antenas Wi-Fi --elas foram criadas para atender a fotógrafos profissionais (que poderiam, por exemplo, mandar uma foto para a internet direto de um campo de futebol, por exemplo), mas o recurso é útil também no uso doméstico.O padrão de comunicação entre periféricos que deverá dominar o mercado é o Wireless USB (www.usb.org/wusb), que promete bastante capacidade --até 300 Mbps, seis vezes a velocidade das redes Wi-Fi comuns--, mas ele só deverá chegar aos micros em 2006.

E então? Descortinam-se alternativas melhores de recpção/transmissão de dados? Ou tudo isso faz parte de um processo lento cujo resultado final será algo bem diferente do que se diz e/ou planeja?
Opine, contribua...

3 Comments:

At 1:39 PM, Anonymous Anônimo said...

É parece ser uma boa invenção. Com certeza essas invenções seram benéficas e trarão uma melhor facilidade do uso do computador.
Shaymon uderman I semestre noturno.

 
At 4:07 PM, Anonymous Anônimo said...

É parece ser uma boa invenção. Concerteza essas invenções seram benéficas e trarão uma melhor facilidade do uso do computador.

 
At 4:07 PM, Anonymous Anônimo said...

É parece ser uma boa invenção. Concerteza essas invenções seram benéficas e trarão uma melhor facilidade do uso do computador.

 

Postar um comentário

<< Home